Computação em nuvem cresce 40% em 12 meses
A adoção do serviço de computação em nuvem (cloud computing, em inglês) no Brasil subiu de 27% em 2010 para 37% este ano, mostrando o potencial brasileiro neste segmento. Na mesma medida, o percentual de empresas que estão avaliando ou planejando o uso de soluções em nuvem caiu de 73% em 2010 para 63% este ano, apontou a terceira edição do estudo “Brazil Infrastructure Maturity X-Ray”, realizado pela Accenture e pela consultoria IDC.De acordo com o estudo, 28% das empresas já adotaram o uso de nuvens privadas; as nuvens públicas são utilizadas por 6%, e o uso de ambos foi assumido por 3% das companhias. No restante dos itens avaliados pela pesquisa, o nível de maturidade de gestão de infraestrutura de tecnologia da informação (TI) do mercado nacional ainda está abaixo da média desejada (nível 3), embora seja percebida uma tendência de melhora ano após ano.
“Nossa pesquisa apurou uma elevação do nível médio dos gastos discricionários – melhorias nos processos e iniciativas estratégicas -, que passou de 35% em 2009 para 40% em 2010 e chegou a 46% neste ano. Isso indica um amadurecimento do mercado, sugerindo a adoção de uma política mais saudável de investimentos em TI”, afirma Jesus Lopez Aros, executivo sênior da área de consultoria em tecnologia da Accenture.
As áreas de delivery e segurança foram as únicas que apresentam pontuação menor que o nível médio de maturidade alcançado, fechando com média de 2,5.
Texto original disponível em www.dci.com.br